25 de abril de 2025

Sirano e Sirino e artistas da terra marcam reabertura do Cultura na Praça em Arapiraca

O forró pé de serra retornará na segunda-feira (05) a partir das 8h30

As segundas-feiras arapiraquenses já são conhecidas pela feira livre e também pelo forró e valorização da cultura nordestina na Tenda Cultural que homenageia o mestre Afrísio Acácio, idealizador do Projeto Cultura na Praça. A retomada do projeto será na primeira segunda do mês de maio, dia 05, a partir das 8h30, na Praça Luiz Pereira Lima com sanfona, zabumba e triângulo dando o tom e conduzindo o arrasta pé. O projeto é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, em parceria com a Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).

A abertura contará com a presença de Sirano e Sirino, sanfoneiros cearenses que marcaram a história do forró e do baião. Além da dupla, artistas da terra se somam neste dia para comemorar a cultura nordestina. São eles: Maxsuel do Acordeon, Victor Jordão, Altamiro Acácio, Forró do Xera, Severo da Mata Limpa, Trio Forró Fiando, Bastinho do Acordeon, Trio Beija Flô e Galã do Forró.

Para a Secretária da Cultura, Mônica Nunes, o Cultura na Praça é a essência da cultura arapiraquense. “Retomamos esse projeto com muita felicidade, uma paixão que une os nordestinos, o forró, e carrega também a tradição de Arapiraca, com a feira livre, os sanfoneiros, os repentistas. emboladores, tocadores de pife, que merecem esse espaço para exibir sua arte e também um espaço para a população se divertir. Agora todas as segundas-feiras da nossa cidade serão muito mais animadas”, comemorou.

O projeto que começou idealizado pelo Mestre Afrísio Acácio em 2011 como uma forma de reunir os artistas que se apresentavam na Feira Livre de Arapiraca foi considerado  Patrimônio Imaterial de Arapiraca, em novembro de 2023, através da Lei 96/2023. Em 2021. após o falecimento de Afrísio, sua família deu continuidade ao seu projeto em parceria com a gestão municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *