Arapiraca integra projeto nacional de inovação pública e passa a compor rede do Catalisa Gov, do Sebrae
O município arapiraquense agora faz parte do projeto Catalisa Gov, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem como intuito impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro.
Baseado nos Marcos Legais de CT&I e das Startups, o Catalisa Gov oferece segurança jurídica e uma metodologia própria que orienta os gestores públicos em todo o processo de compras públicas de inovação.
O acordo foi assinado no dia O convênio foi firmado dia 21 de novembro de 2024 e terá vigência de cinco anos.
Entre os dias 8 e 10 de abril, Arapiraca recebeu o evento “Mutirão de Inovação”, projeto que realizou a integração das atividades do Catalisa Gov. Os servidores e servidoras da Prefeitura participaram de oficinas para fomentar a inovação no setor por meio de modernização de processos de compras públicas.
“Fazer parte do projeto Catalisa Gov representa um avanço importante para a gestão pública de Arapiraca. Estamos conectando inovação e modernização à nossa rotina administrativa, com foco na eficiência e no fortalecimento do nosso ecossistema empreendedor. Com o apoio do Sebrae e de todas as instituições envolvidas, vamos qualificar ainda mais nossas compras públicas, gerar oportunidades e transformar a forma como os serviços chegam à população. É Arapiraca mostrando, mais uma vez, sua vocação para o protagonismo e para o futuro”, destacou o secretário Municipal de Gestão Pública, Yale Fernandes.
O evento contou com a participação da consultoria contratada Jataí, a Agência Sebrae Arapiraca e a Unidade de Ambiente de Negócios (UAN), além do Sebrae Nacional, equipes que tem desempenhado um papel essencial na estruturação e desenvolvimento das ações previstas na combinação.
De acordo com o Sebrae Alagoas, A importância de firmar parcerias com diversos setores para o desenvolvimento de políticas públicas com foco nas pequenas empresas está diretamente ligada à promoção do crescimento econômico e ao fortalecimento do ambiente empreendedor. O poder público, por possuir recursos e influência, desempenha papel fundamental na criação de um ambiente de negócios favorável para o surgimento e crescimento dessas empresas.
“A expectativa é que, ao final do processo, o município se torne um modelo de referência na adoção de compras públicas inovadoras, impulsionando a modernização dos serviços públicos e fortalecendo o ecossistema de inovação local”, afirmou a analista do Sebrae, Beatriz Batinga.
Arapiraca se junta aos municípios de Barcarena-PA, Porto Velho-RO, Rio de Janeiro, Cascavel-PR, Brusque-SC, São Martinho-RS, Bela Vista-MS e Mafra-SC.