30 de abril de 2025

Arapiraca encerra abril verde com VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Saúde vocal e osteomuscular no trabalho foi o principal tema debatido durante o evento

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

A campanha Abril Verde, focada em conscientizar sobre a saúde do trabalhador, foi encerrada na manhã desta quarta-feira (30), com o VI Fórum em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Planetário e Casa da Ciência. O tema debatido na edição deste ano foi “Saúde vocal e osteomuscular no trabalho: prevenção, qualidade de vida e produtividade”.

Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o encontro conectou Arapiraca aos municípios das 7ª e 8ª regiões de saúde estaduais com um propósito em comum: promover a saúde do trabalhador e da trabalhadora por meio de debates conscientes, trocas de experiência e apresentação de casos e agravos que acometem a população trabalhadora. Além disso, os participantes também contaram com uma apresentação especial da Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca animando o público com sucessos de diversos gêneros.

“Esse é um espaço de troca e de comprometimento com as ações de prevenção e promoção à saúde no ambiente laboral, um espaço que visa que este ambiente se torne mais seguro e saudável. Não é um desafio fácil, existem muitas fragilidades, mas é algo que precisamos discutir mais […] Nossos profissionais têm adoecido muito, por uma série de fatores discutidos neste fórum, então precisamos fortalecer a política pública voltada ao trabalhador e, com isso, minimizar esse grande impacto”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.

Além da secretária, estiveram presentes no evento outros trabalhadores da saúde, bem como profissionais da educação, representantes sindicais, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de instituições de ensino superior e estudantes de graduação. Participaram também profissionais de alguns dos principais ramos que utilizam movimentos repetitivos e a voz como instrumento de trabalho, como comunicadores, professores, operadores de telemarketing e outros.

A saúde vocal e osteomuscular é um tema de alta relevância, porque representa uma preocupação que abrange grande parte da classe trabalhadora brasileira. Segundo a médica Roberta Wanderley, uma das palestrantes do encontro, estes profissionais estão expostos a demandas vocais excessivas, correndo risco de desenvolver doenças como a Disfonia Vocal Relacionada ao Trabalho (DVRT) e o câncer de laringe, por exemplo.

Os movimentos repetitivos realizados ao longo do dia, bem como postura inadequada e esforço excessivo, também foram temas debatidos durante o fórum, já que podem levar ao desenvolvimento de agravos osteomusculares, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Todos os anos, o Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca seleciona temas de alta relevância para discussão entre os municípios do Estado, mas o Cerest permanece oferecendo assistência aos trabalhadores durante todo o ano, com ações de prevenção de doenças e acidentes relacionados trabalho, orientações sobre direitos trabalhistas e promoção de qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *