14 de janeiro de 2025

Prefeitura fortalece trabalho de agentes de saúde em áreas afetadas pelas chuvas

Secretaria de Saúde realizou ação de orientação e identificação de agravos e doenças causadas por água da chuva no Manoel Teles, uma das áreas mais afetadas

Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca

As chuvas fortes que caíram em Arapiraca nos últimos dias deixaram um rastro de danos que a Prefeitura, por meio da uma grande força-tarefa que envolveu diversas secretarias, prontamente se mobilizou para conter. A equipe mobilizou profissionais de áreas como Infraestrutura, Serviços Públicos, Meio Ambiente e outros setores.

Diante do impacto causado por este volume de chuva inesperado, tomando como base o relatório da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou, nesta terça-feira (14), uma ação de orientação e identificação de agravos e doenças no bairro Manoel Teles, uma das comunidades mais atingidas pelas chuvas.

A ação mobilizou profissionais das superintendências de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e membros da Unidade Básica de Saúde do bairro. Por meio de um trabalho integrado, as equipes percorreram as ruas mais afetadas do Manoel Teles, visitando moradores de casa em casa, buscando identificar a situação das pessoas afetadas.

Além dos danos materiais causados pela força da água da chuva, enchentes e inundações também representam grande perigo para a saúde da população. O acúmulo desta água em resíduos arrastados pela correnteza pode servir de morada para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Nestes períodos, existe também um maior perigo de transmissão de doenças de veiculação hídrica, como leptospirose, cólera, hepatite A, doenças diarreicas agudas e outras. Também é um período de maior aparecimento de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.

Segundo a secretária Rafaella Albuquerque, foram realizadas orientações sobre cuidados com água para consumo e lavagem e desinfecção de reservatórios, além da inspeção destes recipientes. Junto a isso, a equipe também buscou focos de criadouros do mosquito da dengue e distribuiu insumos como hipoclorito de sódio 2,5%.

“Nós temos uma equipe sensível e qualificada para fazer a diferença. Este é o momento de unir forças, intensificar as ações e assim preservar a saúde da nossa população, porque este trabalho de apoio e orientação pode salvar vidas”, finaliza a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *