Com jogo educativo e itens colecionáveis, Arapiraca fortalece educação ambiental para crianças
Ação utiliza de recursos lúdicos e criativos para engajar temas ecológicos de grande relevância
Cuidar do meio ambiente e promover uma cidade mais sustentável é uma responsabilidade de todos, do poder público ao cidadão arapiraquense. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, utiliza estratégias eficientes, como a educação ambiental, para garantir um desenvolvimento ecologicamente correto do espaço urbano.
Uma das ações realizadas pela gestão municipal neste âmbito, segundo o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Felipe Barbosa, é a realização de palestras em toda a rede de ensino e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para conseguir um resultado mais eficaz, a equipe da Diretoria de Educação Socioambiental da secretaria vem utilizando recursos especiais, como jogos educativos e itens colecionáveis, para promover o conhecimento de forma lúdica e criativa.
Com brincadeiras como a Trilha Ecológica, o Jogo da Reciclagem e a Roleta Ambiental, além de itens que abordam a diversidade da fauna e flora local, estes profissionais conseguem atrair a atenção de crianças ao mesmo tempo em que transmitem mensagens importantes sobre temas como resíduos sólidos, recursos hídricos, biodiversidade e outros.
A dedicação e o cuidado em promover uma cidade mais ambientalmente educada é refletida nos avanços e no reconhecimento que Arapiraca vem recebendo nacional e internacionalmente. Neste ano, o município se tornou o primeiro em Alagoas, e o 4º da região Nordeste, a receber o selo Tree Cities, da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacou a Capital do Agreste como uma das cidades mais arborizadas do Brasil.
Este e outros marcos que tornam Arapiraca referência nacional em sustentabilidade são frutos de uma gestão responsável e eficiente do prefeito Luciano Barbosa, que entende a importância da educação ambiental como uma base que fortalece todo o desenvolvimento do município. Investir nesse setor é investir em um futuro mais verde com uma população mais consciente e responsável.