Cidade referência: Arapiraca sedia fórum de desenvolvimento econômico com municípios alagoanos
Município se destaca com economia diversificada e localização privilegiada
Arapiraca é um dos maiores polos de desenvolvimento do Estado de Alagoas e grande parte desse êxito se deve a um potencial econômico diversificado, que vai da indústria à agricultura. Por isso, a cidade foi escolhida para sediar mais uma nova assembleia do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico dos Municípios de Alagoas (FSDE), que aconteceu em parceria com o Sebrae Alagoas, nesta terça-feira (12).
A reunião contou com a presença de toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, bem como secretários de diversos municípios alagoanos. Durante a ação, houve troca de experiências e compartilhamento de conhecimento entre os participantes, com um único propósito: discutir estratégias para contribuir com o crescimento econômico do Estado.
Neste sentido, Arapiraca vem se destacando com projetos importantes, como a Casa Integrada do Trabalhador e do Empreendedor (Cite), que reúne em um só local o Sine Municipal e a Casa do Empreendedor, equipamentos que oferecem cursos e capacitações, atendimento a empreendedores e serviços de apoio ao trabalhador, como emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego e outros. Além disso, é um órgão fundamental para estabelecer uma conexão entre empregador e empregado, facilitando a contratação.
A municipalização do Sine, em 2023, foi uma das grandes conquistas de Arapiraca, que também acumula prêmios importantes como o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora pelo programa Simplifica Arapiraca, um projeto que promove mais eficiência no gerenciamento de processos administrativos para pequenos e médios empreendedores.
Ao longo de 100 anos, a história da Capital do Agreste sempre foi pautada em um desenvolvimento rural pulsante, com base na agricultura familiar. Este continua sendo um dos principais pilares da economia arapiraquense e só tende a crescer, já que a cidade é destaque na produção de fumo, mandioca, hortaliças e abacaxi, além de estar desenvolvendo rapidamente a carcinicultura, com uma expectativa de produção de 402 toneladas de camarão para 2024, rendendo cerca de R$ 8,2 milhões para a cidade.
Turismo convidativo
No desenvolvimento de Arapiraca, o turismo tem um papel importante e muito diferente do que é visto no litoral de Alagoas. A cidade tem um grande potencial turístico na área dos negócios e eventos, um segmento importante na região, já que pela localização privilegiada, recebe uma grande quantidade de eventos. Além disso, a cidade também possui força no turismo de experiência.