I Festival da Cachaça promove educação ambiental com equipe de catadores de recicláveis
Trabalho é realizado por duas associações de catadores arapiraquenses nos dois dias de evento
Além de fomentar o turismo gastronômico de Arapiraca, o I Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, realizado nesta sexta (13) e sábado (14), também promove outros pontos importantes, como a sustentabilidade. Toda a limpeza do evento é realizada por duas associações de catadores de materiais recicláveis do município que trabalham coleta seletiva.
A Associação dos Catadores de Arapiraca (Ascara) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mangabeiras (Ascaman) são formadas por catadores que recolhem materiais como papel, papelão, plástico, vidro, ferro e outros. Estas entidades são pioneiras na coleta seletiva do município e, além de contribuir para a sustentabilidade, promovem educação ambiental.
Dentre os diversos benefícios que a atuação destes profissionais traz para a cidade, estão a redução de resíduos no aterro sanitário, a conservação de recursos naturais, já que a reciclagem permite o reaproveitamento e reduz essa necessidade, a conscientização sobre o consumo sustentável e até mesmo a própria geração de renda para famílias arapiraquenses.
Com sede construída por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a Ascara funciona nas imediações do Sítio Mocó, na zona rural de Arapiraca, enquanto a Ascaman está localizada na comunidade de Mangabeiras.
A festa
O I Festival da Cachaça continua neste sábado, das 17h às 22h, no estacionamento do Supermercado São Luiz da Avenida Ceci Cunha. O objetivo é celebrar a história da cachaça e manter a essência gastronômica de festivais consagrados como o do Camarão, trazendo pratos da culinária de boteco e drinks exclusivos a preço único.