21 de outubro de 2024

Arapiraca realiza mutirão para agilizar fila de espera para cirurgias dermatológicas

Objetivo é distribuir pacientes de acordo com urgência e priorizar cirurgias de retirada de neoplasia

Foto: Eduardo Mauricio – Ascom Arapiraca

Reforçando o compromisso de promover o bem-estar de toda a população, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta segunda-feira (21), um mutirão de atendimento dermatológico. A ação contemplou 70 pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde do município e teve como objetivo distribuir os pacientes de acordo com a urgência dos casos.

O mutirão aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e, durante a manhã, os pacientes foram atendidos por uma equipe de médicos residentes e estudantes de medicina coordenados pela médica de família e comunidade Elka Karollyne Alves e a dermatologista Mayara Jatobá.

A partir dos 70 encaminhamentos, os profissionais identificaram casos de lesões malignas, os quais terão prioridade na fila de marcação de cirurgias, e de lesões benignas, que demandam apenas orientações ou não possuem necessidade de urgência para a realização destes procedimentos.

Com a classificação dos usuários em grupos de prioridade, se torna mais fácil buscar lesões sugestivas de neoplasia e dar mais atenção para cirurgias de retirada e biópsia. “Isso vai fazer com que a gente consiga distribuir esses pacientes da melhor forma, para que possamos ser mais resolutivos com relação às lesões que eles apresentam”, explicou a dermatologista.

É importante ressaltar que estes pacientes já estavam na fila de espera da regulação ambulatorial e saíram com marcação pronta. Os procedimentos serão realizados no Complexo Multiprofissional de Saúde, um dos equipamentos mais importantes da rede de saúde de Arapiraca, que funciona dando suporte às UBS, hospitais e UPA com serviços de média complexidade, incluindo pequenas cirurgias.

Em agosto deste ano, Arapiraca já havia realizado um outro mutirão para zerar as filas de espera para cirurgias oncológicas de pacientes do município e agora estende a ação para a dermatologia. Iniciativas como esta são fundamentais para manter o pleno funcionamento do setor em um município que é referência para grande parte do Estado de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *