13 de junho de 2024

Arapiraca fortalece gestão do trabalho e educação em saúde sediando conferência estadual

Evento aconteceu no Planetário e Casa da Ciência e contou com a presença de membros dos conselhos e gestões do Município e Estado

Foto: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Nesta quarta-feira (12), Arapiraca sediou a etapa regional da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde e Sesau, desta vez com apoio da Prefeitura de Arapiraca. Na ocasião, estiveram presentes membros do Conselho Municipal e também da Secretaria Municipal de Saúde, além de representantes de municípios de toda a 7ª e 8ª regiões de Saúde.

O tema deste ano é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e discute os desafios enfrentados pelos trabalhadores da saúde no que diz respeito a direitos de trabalho. Segundo o Conselho Nacional, o impacto da pandemia de Covid-19 é sentido até hoje em uma série de fatores, como o aumento de desemprego e condições de trabalho inaceitáveis.

Um dos principais pontos da conferência é discutir e promover a educação permanente como um forte instrumento de desenvolvimento do setor. O objetivo é aprimorar o trabalho e o cuidado, melhorando a assistência prestada pelo servidor a partir de sua capacitação.

“É uma satisfação imensa sediarmos esse momento em Arapiraca. Nós estamos sempre está à disposição para contribuir com o desenvolvimento não apenas do nosso município, como também do nosso estado, especialmente se tratando de assuntos tão pertinentes como esses. Muitas vezes nos especializamos em diversos outros assuntos e esquecemos de aprender a lidar com as pessoas, porque no final o dá mais trabalho é isso, entender o outro”, afirmou a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.

A qualidade do serviço prestado em Arapiraca é uma indicação de que a gestão entende a importância de capacitar seus mais de 2 mil servidores da Saúde. Os investimentos no setor no município vão além de melhorias estruturais, eles também se baseiam em qualificação profissional, seja por ações de educação permanente ou a oferta do mestrado gratuito em Saúde Materno-Infantil, que já formou diversos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *