Arapiraca alerta para combate ao mosquito da dengue; prevenção dentro de casa é fundamental
Orientação principal é buscar imediatamente um serviço de saúde se manifestar sintomas da doença
A dengue é uma doença febril aguda caracterizada por sintomas que são tratados de forma simples, especialmente com base em hidratação. Ainda assim, alguns casos podem progredir para uma forma mais grave da doença, com possibilidade de óbito, tornando fundamental a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti por parte de uma ação conjunta de Prefeitura e população.
Em Arapiraca, a Secretaria de Saúde tem priorizado esse combate com o objetivo de manter controlado o número de casos no município. Dentre as ações promovida pela Coordenação de Arboviroses, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), estão mutirões de limpeza em comunidade, ações de conscientização nas salas de espera de Unidades Básicas de Saúde e o trabalho diário dos agentes de combate às endemias.
Para uma eficácia ainda maior no controle de casos, a colaboração de cada munícipe é essencial. A prevenção contra a dengue pode ser realizada dentro de casa com alguns hábitos simples, como:
– Deixar bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água, cisternas, jarras e filtros.
– Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Areia fina deve ser colocada até a borda do prato.
– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para 1L de água, regando no mínimo duas vezes por semana. O líquido acumulado nas folhas também deve ser sempre retirado.
– Não juntar vasilhas e utensílios pequenos que podem acumular água, como tampa de garrafa, casca de ovo, lata, saco plástico de cigarro, embalagens plásticas e de vidro, corpo descartável etc.
– Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.
– Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza do município, por meio dos Ecopontos, e caso precise mantê-los, guardar em local coberto.
Sintomas
O paciente deve buscar o serviço de saúde mais próximo, como Unidades Básicas ou o Complexo Multiprofissional de Saúde, quando apresentar febre de início repentino (39ºC a 40ºC) e pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos.