Arapiraca avança em acessibilidade com sistema pioneiro de gestão de próteses e órteses
Projeto foi executado graças a investimentos milionários em inovações tecnológicas na área da saúde
Arapiraca segue desbravadora nas ações de acessibilidade, autonomia e independência do usuário de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM). A cidade é pioneira e vem se destacando na área com um projeto de gestão destas OPMs, executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Grupo de Tecnologia da Informação (GTINFO).
O sistema foi implantado em agosto de 2023 graças a uma série de investimentos de cerca de R$ 2 milhões, realizados pelo prefeito Luciano Barbosa, em inovações tecnológicas na área da saúde. O objetivo é garantir uma fiscalização mais efetiva do recurso público, unificando o fluxo de concessão, dispensação e manutenção destes equipamentos fornecidos pelos Centros Especializados em Reabilitação.
O trabalho foi fruto de uma parceria entre a Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (SURCAA), a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e o GTINFO, que promoveram um este avanço em uma demanda muito necessária para o controle e avaliação das OPMs de todos os 45 municípios que fazem parte da 2ª Macrorregião de Saúde.
É válido ressaltar que além desse sistema, a gestão do prefeito também se destaca em outros serviços que envolvem saúde e inovações tecnológicas. Em 2023, o município atingiu o marco de 100% de UBS com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) implantado, permitindo mais agilidade e eficiência no atendimento.
Além disso, foram adquiridos mais de 1,8 mil itens de informática, sendo grande parte oriunda de recurso próprio da Prefeitura, e realizados mais de 2 mil atendimentos de manutenção e aprimoramento. Outros avanços notáveis foram a implantação de um sistema inovador de gestão da assistência farmacêutica e o programa Telessaúde, do Governo Federal, presente em 100% das unidades.
Investimentos como esse são responsáveis por fazer Arapiraca avançar ainda mais na qualidade da assistência prestada por sua rede de saúde municipal. Eles simbolizam que a gestão entende a importância do suporte tecnológico para o desenvolvimento deste setor.