Em edição histórica, 3º Seminário da Carcinicultura incentiva produtores e promove aquicultura em Arapiraca
Evento aconteceu durante três dias e contou com a presença de nomes importantes no cenário
Neste sábado (27), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, encerrou o 3º Seminário da Carcinicultura após três dias de muita troca de ideias e aprendizados para a comunidade de produtores e incentivadores locais. O evento aconteceu no Sesc Arapiraca contou com participação de grandes nomes da carcinicultura dentro e fora do Brasil.
O seminário foi iniciado na quinta-feira (25), com uma cerimônia de solenidade, e continuou na sexta (26) com uma série de palestras nacionais e internacionais debatendo temas de alta relevância como licenciamento ambiental, inovações tecnológicas e sustentabilidade O evento foi finalizado no sábado com uma atividade de campo no Sítio Poção.
O encontro contou com a presença dos secretários Genivaldo Oliveira e Hibernon Cavalcante, do deputado federal Paulão e representantes de órgãos como Sebrae, Sesc, Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas, Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério da Pesca e Aquicultura. Os participantes também contaram com a presença da secretária de aquicultura do Ministério, Tereza Nelma, e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha.
O deputado Paulão aproveitou para demonstrar total apoio à causa e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esses empreendedores têm um desafio, mas, para mim, será bem exitoso, até porque esse produto tem um valor agregado muito forte e é uma fonte de renda fundamental […] Eu queria parabenizar a gestão do prefeito Luciano Barbosa, do secretário Genivaldo e de todos estes empreendedores, e fico muito feliz sendo amigo e parceiro dessas iniciativas exitosas para melhorar a qualidade de vida do povo da cidade de Arapiraca”, enalteceu.
Quem também destacou o potencial do trabalho realizado em Arapiraca foi o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cauê Castro. “A gente tem potencial hídrico e tem potencial econômico para se desenvolver, e são iniciativas como essa que juntam a cadeia produtiva e o setor público, através de Prefeitura, Estado e União, para fomentar e desenvolver ainda mais, dando a essas pessoas mais oportunidades para que desenvolvam a carcinicultura aqui em Arapiraca”, afirmou.
Crescimento sem freio
Arapiraca é uma cidade que sempre se destacou na produção agrícola, sendo referência nas produções de fumo, mandioca, hortaliças e abacaxi e nos últimos anos têm se desenvolvido de forma rápida no ramo da aquicultura, se tornando a grande capital do camarão no Agreste Alagoano. Em 2023, a cidade alcançou um marco de 330,48 toneladas produzidas, quase o dobro da quantidade produzida no ano anterior.
“Nós esperamos que, deste seminário, nossos produtores familiares possam retirar aprendizados e aplicar na sua atividade, conseguindo uma boa renda e proporcionando melhorias na qualidade de vida de toda a família”, finalizou o secretário Genivaldo Oliveira.