Dia nacional da voz: Arapiraca inicia campanha de conscientização sobre saúde vocal
Neste ano, ações focarão em cuidados com a voz para a profissionais da educação
O Dia Nacional da Voz, comemorado em 16 de abril, tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da saúde vocal em suas várias dimensões, principalmente para aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza anualmente ações educativas abordando a temática da promoção e prevenção em saúde vocal na população trabalhadora. Neste ano, discentes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foram escolhidos como público-alvo da campanha.
A primeira ação aconteceu nesta quarta-feira (17), na Uneal, com a equipe da universidade, e será realizada novamente no dia 24 de abril. Em 23 de abril, as ações serão levadas ao município de Jacaré dos Homens e, no dia 7 de maio, em Jaramataia.
Segundo a fonoaudióloga do Cerest, Luana Amorim, a intenção da campanha é iniciar a prevenção antes mesmo da utilização da voz como instrumento de trabalho. “A classe de professores está exposta a uma demanda vocal excessiva com consequente risco de desenvolver disfonia vocal relacionada ao trabalho (DVRT), o que acaba gerando um número expressivo de afastamentos e absenteísmo nessa população trabalhadora”, explica.
Além de abordar os cuidados da voz como instrumento de trabalho, as ações também promovem a prevenção do câncer de laringe, incentivando a busca por profissionais qualificados que possam realizar diagnóstico e tratamento precoces. O Brasil é o segundo lugar com mais casos deste tipo de câncer, mas pacientes diagnosticados no estágio inicial da doença têm entre 75% e 95% de chance de cura.
“É importante ressaltar que, por mais que a campanha deste ano seja focada em saúde vocal, o Cerest permanece oferecendo assistência aos trabalhadores durante o resto do ano, com ações de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, orientações sobre direitos trabalhistas e promoção de qualidade de vida”, finaliza a coordenadora Wagda Costa.