Arapiraca entrega faixas de judô aos atletas iniciantes das Academias da Saúde
Esporte tem grande importância na saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes
Muita emoção e orgulho marcaram a tarde de quarta-feira dos atletas iniciantes de judô e de toda a equipe das Academias da Saúde. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca realizou a entrega de faixa e celebrou a dedicação e empenho destes jovens.
Na cerimônia, estiveram representantes da Saúde, como a secretária Jackelline Barbosa, e da Secretaria Municipal de Esportes. Juntos, todos prestigiaram o ingresso destes jovens ao esporte e reconheceram a importância do judô para a saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A coordenadora das Academias da Saúde, Rafaella Nóbrega, destaca que a inserção do esporte na Atenção Primária é uma inovação da gestão municipal. “Apesar de se falar muito em promoção e prevenção, hoje em dia ainda não reconhecemos com tanta força o esporte como produtor de saúde, então Arapiraca está saindo na frente na escolha de oportunizar essas ações com estrutura e profissionais adequados, além de levar as famílias para dentro das nossas academias, que também é muito importante”, relata.
Ela também explica que a decisão de inserir o judô no programa partiu do prefeito Luciano Barbosa com o objetivo de envolver as crianças nas Academias de Saúde. A escolha desse esporte específico aconteceu pela ampla inclusão, sendo uma atividade que atende meninos e meninas, além de ser totalmente possível de ser executada dentro destes espaços.
Esporte é vida
Oferecer a prática esportiva dentro do SUS é de grande importância para todos os aspectos que a saúde envolve na vida do cidadão, como disciplina, habilidade, autoestima, autocuidado e muitos outros, além de ocupar o tempo livre de jovens com um hábito saudável e contribuir com seu desenvolvimento físico, mental e emocional.
Embora o judô seja destinado a crianças e adolescentes, as Academias de Saúde são espaços convidativos a usuários de todas as idades, dotados de equipamentos e profissionais qualificados para promover diversas atividades focadas no desenvolvimento de práticas benéficas.
Atualmente, o programa conta com três polos: Bom Sucesso, Verdes Campos e Perucaba. Eles oferecem serviços como atividades físicas, práticas corporais, de alimentação saudável e alívio da dor, além de esportes coletivos e as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como quiropraxia, acupuntura, massoterapia e outras.