Arapiraca cria primeira unidade municipal de conservação ambiental
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Carlos Magno
O Decreto Municipal 2.919/2024 foi assinado, nesta sexta-feira (26), pelo prefeito Luciano Barbosa estabelecendo oficialmente a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema, a primeira unidade de conservação ambiental de Arapiraca.
O ato de assinatura ocorreu no espaço Ecobrisa, no Conjunto Habitacional Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.
O evento contou com a presença do superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Felipe Barbosa, que representou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.
A solenidade também reuniu representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão de Polícia Ambiental e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da parceria com a Agreste Saneamento para recuperação de áreas degradadas da Caatinga e filiação do município na Associação de Créditos de Carbono Social do Bioma Caatinga devido à apresentação do resultado da consulta pública do Refúgio da Vida Silvestre (Revis).
A APA Jurema tem 245 hectares de área, o equivalente a mais de 200 campos de futebol, entre os bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II.
Com a vigência do decreto, toda a área será protegida e preservada por meio de cooperação técnica na defesa da biodiversidade, da vegetação, do solo e dos animais que vivem no local, a exemplo de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios, bem como a educação ambiental e a pesquisa científica.
Para o prefeito Luciano Barbosa, o decreto e a criação da unidade de conservação ambiental ficarão registrados na história de Arapiraca e um legado para as novas gerações. “Quero parabenizar o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente com todos os órgãos e parceiros envolvidos na ação”, afirmou.
Referência nacional
O município de Arapiraca é referencia nacional em programas para criação de áreas verdes e de defesa do meio ambiente.
Recentemente, o programa Tree Cities of the World elegeu as cidades mais arborizadas do Brasil.
Em Alagoas, Arapiraca lidera o ranking com o maior número de áreas verdes. É também a quarta cidade mais arborizada em toda a Região Nordeste e o 21º município do Brasil.
No centro da cidade está o seu “pulmão verde”, o Bosque das Arapiracas, o Parque Deputada Ceci Cunha e a Área Verde Dom Constantino Lüers.
Também fazem parte da geografia urbana o Lago da Perucaba e a Marginal do Riacho Piauí com a Ladeira do Claudenor.
Entre as ações realizadas pelo município arapiraquense, destacam-se a criação de programas como o Arapiraca Verde, iniciado em 2021 junto ao Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, responsável pelo plantio direto de 25 mil árvores; o Arborômetro, ferramenta que contabiliza o saldo de árvores plantas e suprimidas, e que atua como banco de dados para controle da diversidade de espécies; fitossanidade em árvores de logradouros e espaços públicos; e Programas de Educação Ambiental com escolas das redes pública e privada do município.
O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).
Autor: Davi Salsa