Arapiraca amplia acesso ao SUS com lançamento de programa 100% próprio
Projeto já contempla seis UBS e tem como objetivo facilitar a marcação de exames utilizando como critério as necessidades de cada comunidade
Tão importante quanto aprimorar o serviço oferecido pelo SUS em Arapiraca é ampliar e facilitar o acesso a ele. Para isso, a Prefeitura de Arapiraca conta com uma nova ferramenta: o Arapiraca Acolhe, programa criado e lançado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (3).
O lançamento aconteceu no auditório do CRIA e contou com a presença da secretária Jackelline Barbosa e dos demais gestores da Atenção Primária. A ação marca o nascimento de um projeto que vai promover mais agilidade no atendimento de pacientes, que agora dependerão menos do processo de agendamento de consultas.
O objetivo do Arapiraca Acolhe é direcionar o atendimento de usuários utilizando como critério suas próprias necessidades, ao invés de seguir um padrão de agendamento fixo. Além disso, o programa vai trabalhar a educação permanente das equipes para que possam entender e levar em conta as necessidades de cada comunidade na hora de organizar o fluxo de marcação de exames.
É válido destacar que o programa é 100% próprio e foi criado pela equipe da Secretaria de Saúde. “Arapiraca é pioneira, só ela tem esse projeto por enquanto […] Ouvindo reclamações de usuários, nós criamos o projeto, começamos a executar em algumas unidades e ele já deu muito certo, porque nós temos uma equipe de profissionais excelentes. É por isso que nosso município se destaca e vai continuar se destacando”, comemorou a secretária.
A superintendente de Atenção à Saúde, Rafaella Albuquerque, também aproveitou para destacar o apoio do prefeito Luciano Barbosa para o sucesso do projeto. “A equipe técnica pode até sonhar e trazer projetos para inovar, porém se não tiver o apoio dos gestores, não pode avançar, então quando chegamos e falamos do Arapiraca Acolhe, estamos falando de uma coisa grandiosa. A Atenção Primária precisa ser resolutiva e é a porta de entrada para o SUS, então todos que chegam lá, chegam por um motivo, por isso precisa ser acolhido”, explica.
O Arapiraca Acolhe é mais um dos investimentos do prefeito a na Atenção Primária levando em conta os princípios da Medicina de Família e Comunidade, que tem a proposta de aproximar os profissionais dos usuários, estabelecendo uma boa comunicação com os pacientes e focando na abordagem comunitária.