14 de março de 2024

Unidades Básicas de Saúde garantem 2 mil exames para rastrear doença renal

Ação faz parte de campanha em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado em 14 de março

 

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

Criado há 19 anos, o Dia Mundial do Rim é comemorado em 14 março com o objetivo de educar e alertar sobre a importância de prevenir as doenças renais. Como parte da campanha, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Chama, o Instituto Regional Renal do Agreste (IRRA) e o Ceproal, realizou no Centro do município uma ação que ofereceu orientações e serviços como verificação de pressão arterial e glicemia.

Neste ano, o lema da campanha é “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O objetivo é reduzir a frequência o impacto e os problemas associados à doença renal, que já considerada um problema global de saúde pública.

Alguns dos principais sinais que indicam a presença do problema são: inchaço nas pernas ou no rosto, cólica renal, infecção urinária (ardor, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar e vontade de ir muitas vezes ao dia), sangue na urina e fraqueza ou palidez cutânea não explicada. É válido ressaltar que problemas como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e histórico familiar são fatores de risco para a doença.

Na presença de qualquer sintoma, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para uma melhor investigação. Para atender a população, serão ofertados 2 mil exames laboratoriais, através destas unidades, com o objetivo de rastrear a doença.

Estima-se que, até 2024, a Doença Renal Crônica (DRC) será a 5ª maior causa de morte no mundo. Esta se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta a função dos rins, sendo geralmente muito silenciosa nos estágios iniciais. Por isso o diagnóstico precoce da doença, por meio de exames de baixo custo como a creatinina no sangue e o exame de urina, são importantes.

Para ajudar a evitar o surgimento do problema, é recomendado praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, glicose, peso e pressão arterial, além de evitar o excesso de sal e carne vermelha e jamais utilizar medicamentos sem indicação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *