Selo Unicef e CMDCA apresentam relatório final das ações municipais
Na última terça-feira (12), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da estratégia do Selo Unicef e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu no Centro Administrativo Antônio Rocha, a 20ª reunião ordinária do CMDCA referente ao quadriênio 2022/2026.
O encontro teve como intuito a avaliação e monitoramento das atividades do Plano de Ação Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, contemplando o eixo de participação cidadã e gestão por resultados do Selo Unicef para a apresentação do relatório final do Selo Unicef, com as ações realizadas no município ao longo da edição 2021-2024, onde foram discutidas pelos membros presentes para sua validação.
Entre os tópicos discutidos, destacam-se:
– Avaliação do Plano de Ação: Os participantes analisaram o progresso das iniciativas voltadas para os direitos da criança e do adolescente, buscando identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria; e
– Monitoramento dos Indicadores de Impacto Social: revisão dos indicadores que medem o impacto das ações implementadas. Esses indicadores são essenciais para avaliar o alcance e a eficácia das políticas públicas em benefício das crianças e adolescentes.
Estiveram presentes durante a reunião: a articuladora municipal do Selo Unicef; mobilizadores municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social no Selo Unicef, mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e jovens que compõem o Nuca da Escola 31 de Março; Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI); Núcleo de Desenvolvimento e Educação Integral (NDEI); Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC); Busca Ativa Escolar (BAE); Busca Ativa Vacinal (BAV); Coordenação Municipal do Programa da Criança e do Adolescente; Coordenação do Programa Criança Feliz; representação do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude; e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de membros do Conselho Tutelar (1ª região).
“A participação ativa dos conselheiros e demais envolvidos é fundamental para fortalecer o compromisso com os direitos da juventude e para garantir um futuro mais justo e igualitário para todos. O momento foi de grande relevância onde foi possível realizar a avaliação e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas pelos municípios no Selo Unicef”, apontou a articuladora do Selo Unicef, Patrícia Santana.