Em 2023, Centro Pop de Arapiraca realizou mais de 25 mil atendimentos às pessoas em situação de rua
Atender aos que mais necessitam é uma das premissas básicas realizadas pelo prefeito Luciano Barbosa e todos que compõem a sua gestão.
Desde o início do mandato, a Prefeitura de Arapiraca tem efetuado, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, diversos atendimentos à população em situação de rua com ações desenvolvidas pelas equipes técnicas do Centro Pop.
Em 2023, a instituição arapiraquense realizou mais de 25 mil atendimentos, englobando atividades de acompanhamento especializado direcionadas ao fortalecimento de vínculos sociais e/ou familiares, a organização coletiva, mobilização e participação social, assim como na construção de novos projetos de vida.
Dentro da rotatividade do Centro Pop, no ano passado, foram atendidos 1.509 homens e 166 mulheres em situação de rua, totalizando 1.675 pessoas, quer sejam migrantes, pessoas com doença ou transtorno mental, e dependentes químicas.
Dessa forma, é computado, também, como atendimento o acesso de guarda de pertences, de higiene pessoal e de alimentação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as abordagens sociais realizadas pelo Centro Pop consistem em um serviço ofertado de forma continuada e programada – noturnas – com finalidade de apresentar os serviços ofertados, identificando, nos territórios, pessoas que utilizam das ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.
Entre todos os atendimentos realizados apenas em 2023, a secretaria apresentou um somatório anual de 25.357 ações prestadas, tendo como média mensal o total de 2.113 atendimentos.
CENTRO POP
Em fase final de reforma em sua estrutura, que funciona na Rua Domingos Correia, 1327, no bairro Ouro Preto, o Centro Pop disponibiliza de 30 atendimentos diários, de segunda a sexta, além de 30 dormitórios rotativos, todos os dias, às pessoas em situação de rua.
Atualmente, o equipamento social tem funcionado na Rua Duque de Caxias, no Centro de Arapiraca.