Atletas paralímpicos de Arapiraca conquistam pódio em campeonatos de Natação e Tênis de Mesa, em Maceió
Ouro para o Tênis de Mesa com o atleta Ediney Barbosa e prata para a Natação com o atleta José William
Atletas paralímpicos arapiraquenses conquistam o pódio em campeonatos estaduais de Natação e Tênis de Mesa realizados neste final de semana, em Maceió.
O atleta paralímpico com deficiência física, Ediney Barbosa Neves, conquistou o primeiro lugar no Campeonato de Tênis de Mesa, realizado no Jaraguá Tênis Clube, na capital alagoana.
Com deficiência física, Ediney Barbosa usa uma prótese na perna esquerda e garantiu a medalha de ouro na competição. Ele subiu ao pódio com os atletas do 2º e 3º lugares, representando Arapiraca na competição estadual. Ele faz parte do Projeto Mão na Roda.
Prata na natação
Aos 12 anos, José William de Oliveira Silva, conquistou o segundo lugar no Campeonato Alagoano de Natação 2024, que aconteceu no Parque Aquático da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele competiu nos 50 metros peito masculino e também nos 50 metros nada livre. A conquista da medalha de prata foi nas duas modalidades.
O atleta também faz parte do Projeto Mão na Roda e teve o reconhecimento do professor de natação Diego Calado, presidente da Federação Aquática do Estado de Alagoas (FAEAL) e professor de paradesporto da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL)l.
Em fevereiro deste ano, o secretário de Esporte, Josenildo Souza anunciou a criação da Gerência de Apoio ao Paradesporto (GAP) no sentido de oferecer infraestrutura para os atletas em Arapiraca.
“Essas vitórias são significativas e importantes para o paradesporto arapiraquense e reforça o nosso compromisso com a criação da gerência para podermos garantir mais estrutura e fortalecer o apoio aos nossos atletas”, declarou Josenildo Souza.
O professor e técnico da Gerência de Saúde e Qualidade de Vida, Rodolfo Calmon comemorou a vitória dos atletas. “O resultado é fruto da disciplina que os atletas seguem nos treinamentos com o intuito de se destacaram nas competições”, avaliou Calmon.