11 de março de 2024

Arapiraca participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura que define políticas públicas para o setor

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª Conferência Nacional de Cultura aconteceu na última semana, em Brasília, e marcou o retorno do Ministério da Cultura e o debate sobre as políticas públicas para o setor após 10 anos. 

Para a secretária, a retomada da conferência é fundamental para a cultura brasileira, por permitir a união das diferentes culturas do país. “É importante para a troca de experiências e conhecimentos sobre como o fazer cultural é promovido em cada região. Os cenários e as realidades são diferentes, desde o incentivo que é dado às manifestações culturais, mas os fazedores de Cultura de todo o país estão engajados nessa retomada e valorização do setor. Além disso, esse intercâmbio valoriza a riqueza de Arapiraca e o que é produzido aqui, assim como permite novos aprendizados em prol da cena local”.

Em 2023, Arapiraca realizou a sua Conferência Municipal, em preparação para o encontro nacional abordando os seis eixos temáticos:  Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

“Todas as etapas foram um grande passo para o setor cultural, agora cada vez mais mobilizado e ativo. No ano passado realizamos a quarta edição da conferência de cultura de Arapiraca, onde reunimos um grande público e discutimos projetos e demandas relevantes para a cena cultural municipal, e agora temos a oportunidade de colaborar com a construção de uma política cultural nacional”, explicou Marília.

Na Conferência, os delegados de todo país debateram as propostas políticas públicas culturais e ações que guiarão o setor. Trinta sugestões foram aprovadas e serão utilizadas para fundamentar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.  

 

CEU de Cultura

Em Brasília, a comitiva arapiraquense acompanhou mais uma conquista para a cultura arapiraquense. Nesta quinta-feira (07), o Governo Federal assinou o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que prevê a construção de 300 novos CEUs da Cultura em todo o país.

Arapiraca foi contemplada a receber esse equipamento cultural que ficará no bairro da Canafístula, berço da cultura arapiraquense. 

Os CEUs da Cultura são espaços multifuncionais que comporta diversas atividades culturais e estimula a participação comunitária, por meio de atividades física, arte e educação, trabalho e renda que envolvam a cultura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *