Arapiraca celebra artesanato local com dia de lazer, aprendizado e celebração de conquistas
Dia do Artesão contou com palestra, sessão de cinema e o sentimento de pertencimento e valorização
O artesanato de Arapiraca tem muito o que comemorar. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura vem dando todo o apoio necessário e proporcionando diversas novas conquistas à comunidade, formada por quase 800 profissionais no município.
A celebração do Dia do Artesão foi em parceria com o Senac e o Sebrae, com a palestra “Tendências do Artesanato Brasileiro 2024/2025”, ministrada pela designer de moda e artesã de bordados, Silvia Santos. Depois, o grupo de 40 artesãos teve um momento de descanso e lazer proporcionado pelo Partage Arapiraca Shopping e o Cinesystem com uma sessão de cinema.
A parceria com o shopping não é novidade: O Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves possui uma unidade dentro do estabelecimento, onde comercializam produtos dos mais variados tipos, de bordados a cachaças artesanais, com preços competitivos, muita criatividade e habilidade.
Na última semana, a parceria também rendeu mais uma edição da Feira de Artesanato de Arapiraca (Feir’art), que aconteceu de 14 a 17 de março e contou também com oficinas gratuitas exclusivas.
Neste mesmo mês, a Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Arapiraca (AAAPA), fundada em dezembro de 2019, recebeu declaração de utilidade pública, benefício que promove não apenas o reconhecimento social da instituição, como também auxilia na captação de recursos.
Além disso, em 2023, a associação recebeu o selo “Aqui se Faz Cultura”, entregue pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude para as entidades incentivadoras da cultura do município, e também marcou presença na maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, que aconteceu em Olinda.
Todo este conjunto de ações e conquistas reforça o compromisso do prefeito Luciano Barbosa em valorizar o artesão, um dos grandes responsáveis por valorizar a cultura local e manter viva a tradição do povo de Arapiraca por meio da arte.