Arapiraca fortalece 2ª Macrorregião de Saúde com primeira grande reunião de gestores do ano
Objetivo é promover alinhar esforços para implementar políticas públicas de qualidade a nível estadual
Nesta quarta-feira (28), Arapiraca foi sede da primeira reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) do ano de 2024. O evento, de grande importância para toda a 2ª Macrorregião de Saúde, aconteceu no auditório do CRIA e contou com a participação de gestores das cidades que compõem da 7ª à 10ª região de saúde, incluindo a secretária Jackelline Barbosa.
O objetivo principal da reunião, que acontece periodicamente, é a integração entre Estado e Município por meio de seus gestores e áreas técnicas, um espaço onde são postas em destaque as demandas de cada cidade para que, em seguida, sejam debatidas e avaliadas soluções para os desafios enfrentados pelo setor em Alagoas.
Durante o encontro, foram apresentados temas como a situação das arboviroses e da cobertura vacinal no estado, assim como a campanha antirrábica, encerramento da gestão do Cosems e apresentação da Rede Cievs, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.
A reunião também discutiu o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família, o programa Incentivo de Atividade Física (IAF), que busca ampliar essas práticas na Atenção Primária, apresentou o projeto “Caravana da SUAP: construindo pontes entre gestão e serviços” e também promoveu melhorias na assistência à saúde mental discutindo o redesenho da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nas regiões.
Na ocasião, participaram representantes dos seguintes municípios: Piranhas, Dois Riachos, Palestina, Santana do Ipanema, Coité do Nóia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Olho d’Água Grande, São Sebastião, Tanque d’Arca e Arapiraca. Também estiveram presentes membros da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).
A união faz a força
A secretária Jackelline Barbosa destacou a importância de um momento como esse para o pleno desenvolvimento do setor e garantiu que o município está de portas abertas para contribuir com o crescimento da Rede de Saúde de toda a região Agreste e Sertão de Alagoas.
“A reunião entre gestores e técnicos é fundamental para promover uma rede de saúde mais eficiente e capacitada. Por isso, fico muito feliz que Arapiraca, cidade que é referência para a 2ª Macrorregião de Saúde, tenha sediado esse primeiro encontro do ano. Aqui, nós alinhamos esforços e promovemos colaboração e troca de experiência para enfrentarmos juntos os desafios de implantar políticas públicas de qualidade e melhorar nosso sistema de saúde com um todo”, comemorou.