12 de janeiro de 2024

Durante posse de gestores escolares, prefeito Luciano anuncia 397 vagas para concurso da Educação

Fotos: Leandro Dokarmo – Ascom Arapiraca

Durante a posse dos gestores escolares, realizada nesta sexta-feira (12), no Planetário Municipal e Casa da Ciência, o prefeito Luciano Barbosa anunciou a realização do concurso público da Educação de Arapiraca neste ano de 2024.

De acordo com o prefeito, serão disponibilizadas 397 vagas, tendo o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) como banca examinadora do certame.

“Estamos anunciando isso para vocês, para que saibam que o caminho que estamos trilhando para a educação é consistente. Não pudemos realizá-lo antes devido a pandemia, e nós precisávamos ter realidade de qual era realmente a nossa demanda. Todos sabem, que durante a pandemia a gente teve que ver como seria o início de tudo, o recomeço, a quantidade de alunos e alunas, a quantidade de professores que iríamos precisar, o volume das escolas em educação em tempo integral que a gente gostaria de ter para em função disso dimensionar qual seria o tamanho do nosso concurso. Estamos juntos e vamos trabalhar pela Educação da nossa cidade”, destacou o gestor municipal.

POSSE DOS GESTORES

O processo democrático começa sim dentro das salas de aula, em cada instituição de ensino, com a escolha direta dos representantes que darão voz aos anseios de quem os elegeu.

Assim, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, em 2023, as eleições para gestores escolares das 87 unidades educacionais do município.

E para celebrar mais esse marco, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado da secretária de Educação, Eliete Rocha, deu posse, no cineteatro do Planetário Municipal e Casa da Ciência, aos diretores, diretoras e vices eleitos durante o certame.

Para o gestor municipal, dar a responsabilidade de escolha à comunidade escolar é um marco da democracia, pois é nesse processo que pais, alunos e profissionais aprenderão a lidar com as tomadas de decisões impostas pela vida.

“A gente precisa pensar na parte pedagógica e na gestão, e uma gestão democrática ensina aos professores e as crianças a tomada de decisão para as escolhas da vida, e a gente tem o orgulho de dizer que no município de Arapiraca os diretores das escolas são escolhidos pelo voto direto dos professores, alunos e pais dos alunos. Dessa forma, a gente consagra a comunidade a responsabilidade de também administrar e gerir a escola, além do Conselho Escolar ter um diretor escolhido por seus pares. Isso é importante demais para todos nós, dá mais autonomia e capacidade administrativa para a escola, mas também dá mais responsabilidade. A comunidade escolar tem abraçado com responsabilidade essa oportunidade de poder escolher os diretores de todas escolas sem interferência de prefeito e de qualquer outro político, para que essas instituições de ensino possam tomar a melhor direção possível, discutindo pedagogicamente qual o caminho que se deve seguir. Fico muito feliz em poder dar posse para cada gestão que as escolas terão a partir de agora e isso é de uma importância muito grande. Essa gestão democrática sempre foi preconizada por mim desde o meu primeiro mandato”, indicou o prefeito.

Assim como o prefeito, a secretária Eliete Rocha considera de suma importância o momento vivido pela Educação de Arapiraca.

“Isso tem a ver com a gestão democrática e que vai além da escolha do gestor, mas principalmente por ser uma das ações mais importantes da gestão. É a relação da comunidade com as decisões acerca das escolas. A eleição aconteceu por meio de edital, que foi discutido com as instituições de ensino e suas comissões, e hoje a gente tá dando posse às pessoas que foram eleitas por essas comunidades. Para a secretaria, esse é um momento muito importante e de muita alegria, pois é a certeza de que a gente está dividindo as responsabilidades com o pai, com o aluno e com o professor, porque todos eles escolheram esses gestores que hoje estão tomando posse. O ano letivo começa hoje, que é quando o gestor começa a trabalhar”, apontou a secretária Municipal de Educação, Eliete Rocha.

Eleita pelo voto democrático, a gestora da Escola de Educação em Tempo Integral Professor Mário César Fontes, Emanuelle Karine, destacou a importância do processo democrático para a comunidade escolar e para os gestores que irão assumir as instituições de ensino a partir de agora.

“É muito importante para o município de Arapiraca e para todos nós gestores, professores da Rede Municipal de Ensino, quando podemos passar por esse processo democrático dentro das escolas e que pais, alunos e funcionários podem exercer o seu direito de voto dentro da comunidade escolar, escolhendo o seu gestor. E aqui estamos nós, aqui, participando desse momento de extrema importância e de grande satisfação por poder fazer parte de uma Rede que tem transformado a Educação da nossa cidade”, finalizou a gestora da instituição de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *