Apoiado pela Prefeitura, Cultura na Praça se torna Patrimônio Cultural Imaterial de Arapiraca
Desde o início, prefeito Luciano incentivou o projeto idealizado pelo Mestre Afrício Acácio
Desde 2011, o projeto “Cultura na Praça” alegra as manhãs de segunda-feira dos arapiraquenses levando o tradicional forró pé de serra ao centro de Arapiraca. Agora, a iniciativa do eterno Mestre Afrísio Acácio se tornou é patrimônio imaterial de Alagoas, titulação concedida através da Lei 96/2023, no último dia 30 de novembro.
A Lei é de autoria do vereador e ex-secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães. Desde a sua idealização, o projeto contou com o apoio da prefeitura de Arapiraca e do prefeito Luciano Barbosa, que incentivou a inserção do evento que valoriza a tradição regional no calendário cultural de Arapiraca.
Para a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, o Cultura na Praça representa a manutenção da cultura local e uma celebração ao legado do mestre. “Afrísio foi um verdadeiro expoente do forró pé de serra em Arapiraca e diversas cidades da região. O projeto é, também, uma forma de manter viva toda a sua história e contribuição para a arte, música e poesia. Temos que sempre lembrar quem foram os grandes nomes da Cultura e tudo o que eles nos deixaram”, disse ela.
Wellington destacou o apoio da gestão municipal ao projeto. “Sou um grande admirador da melhor segunda-feira do Brasil, por isso parabenizo você a família do Mestre Afrísio por ter dado continuidade ao trabalho lindo do nosso eterno Mestre Afrísio Acácio. Devemos sempre reconhecer a tradição cultural de nosso município. Parabenizo também a secretária de cultura e ao prefeito por manter esse apoio muito importante”, ressaltou o vereador.
Autor: Mácio Amaral