Prefeitura cria plano estratégico para redução de doenças infantis; diarreias agudas são prioridade
Ação é focada na redução de casos, internações e óbitos em crianças menores de 5 anos
A educação permanente é um recurso fundamental para fazer com que Arapiraca continue oferecendo um serviço de excelência na área da saúde. Nesta quarta-feira (8), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação para agentes comunitários de saúde e de endemias visando a redução de casos e internações por diarreia de crianças menores de 5 anos.
A doença é o distúrbio digestivo mais comum na infância e pode vir acompanhada de outros sintomas como dor abdominal, cólicas, náuseas e vômitos. Ela é transmitida através de contato com pessoas infectadas ou consumo de alimentos e água contaminados, o que torna importante a ação destes agentes em orientar a população com relação à vigilância e manejo adequados da doença e evitar a internação ou o óbito da criança.
A capacitação contemplou profissionais de 4 Unidades Básicas de Saúde do município: Manoel Teles, Brisa do Lago, Nossa Senhora Aparecida e Primavera. A ação foi realizada pelo enfermeiro, sanitarista e superintendente de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, como parte da dissertação de seu mestrado em Saúde Materno-Infantil, proporcionado por meio da parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (Mesp/UFF).
Durante a ação, estiveram presentes diversos setores da Secretaria de Saúde, incluindo a secretária Jackelline Barbosa e as equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Promoção à Saúde, Coordenação de Educação Permanente, Coordenação de Saúde da Criança, os apoiadores institucionais das UBS, além dos enfermeiros destas unidades.
Todos os 23 servidores contemplados com o mestrado profissional conseguido pela Prefeitura seguem desenvolvendo seus trabalhos envolvendo temas de grande relevância para a Saúde em Arapiraca fundamentada em uma análise aprofundada da nossa situação de saúde.
Esta é uma forma de aproveitar o aprimoramento profissional proporcionado e então devolvê-lo à comunidade em forma de trabalhos desenvolvidos que impactam diretamente a qualidade de vida de cada munícipe, afinal, todo trabalho de qualidade é fruto de constante evolução e aprendizado.