Arapiraca garante moradia de qualidade com regularização de ações do Plano de Habitação Municipal
Garantir à população bem-estar e qualidade de vida tem sido as marcas do governo do prefeito Luciano Barbosa. E para que tudo isso se torne realidade, a Prefeitura de Arapiraca tem intensificado ações para estar dentro dos requisitos exigidos por todas as esferas.
Por meio do Departamento de Habitação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o Plano de Habitação Municipal e a Regularização Fundiária está sendo trabalhado com afinco e muito tem sido feito para que mais arapiraquenses tenham a oportunidade de viver a casa própria e de regulamentar as suas moradias.
Nessa quinta-feira (23), a Prefeitura de Arapiraca conquistou um importante marco habitacional. Foram 99 novas propostas de casas habilitadas através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado este ano pelo Governo Federal.
Para isso, o município arapiraquense teve de estar habilitado a receber os recursos federais, preenchendo todos os requisitos e justificando cada item para tornar-se apto ao programa. O processo para construção das unidades está apenas começando!
Dessa forma, trabalhando a política habitacional, foram realizados mapeamentos dos assentamentos precários, junto ao IBGE; visitas técnicas domiciliares nas localidades; atualização dos bancos de dados e do plano local; o escritório de arquitetura e engenharia pública; estruturação do setor de habitação; e trabalho técnico – social, além da reativação do Conselho Municipal de Habitação.
Outro item importante que está sendo realizado atualmente pelo setor, é a formação do Banco de Dados de Lotes Públicos, os Lotes Solidários, que serão direcionados para famílias de baixa renda, através de cadastramento social e avaliação técnica, de acordo com as políticas habitacionais.
“Tudo o que vem acontecendo no setor habitacional da nossa cidade é uma conquista do povo arapiraquense como um todo. Tem sido dias e meses de trabalho árduo executado pelo nosso corpo técnico, e se não fosse por eles, isso aqui [habilitação das casas do PAC] não estaria acontecendo. Temos de agradecer, também, a todos os nossos parceiros e programas sociais e, sobretudo, ao prefeito Luciano Barbosa, que tem buscado as melhores garantias para todos aqueles que necessitam”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.
O corpo técnico é composto pelos servidores Alexandre Lopes (arquiteto urbanista e superintendente de Habitação), Aliciane França (assistente social) Géssica Elias (arquiteta urbanista) e Luana Fagundes (assistente social).