9 de novembro de 2023

Arapiraca avança nos indicadores Previne Brasil com implantação de ferramenta de monitoramento

Instrumento promove melhor eficácia na gestão e assistência da Atenção Primária à Saúde

Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca

Os indicadores de saúde possuem um papel fundamental no planejamento estratégico pela gestão e assistência da Atenção Primária, permitindo intervenções eficazes e a melhoria das condições de saúde da população. Neste sentido, Arapiraca tem se destacado e apresentado grandes avanços graças à implantação de uma solução tecnológica nas 39 UBS do município e o comprometimento dos profissionais que fazem uso da ferramenta.

O projeto, executado pela enfermeira, mestranda e superintendente de Atenção à Saúde de Arapiraca, Rafaella Albuquerque, é fruto do mestrado em Saúde Materno-Infantil por meio da parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (Mesp/UFF).

O estudo utilizou como base os indicadores de saúde materno-infantil do Programa Previne Brasil, que trata do Novo Modelo de Financiamento da APS, que tem como base o cadastro da população, indicadores de desempenho e ações estratégicas.

Os indicadores observados no estudo foram: gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas (sendo a primeira até a 12ª semana), gestantes que realizam exames para sífilis e HIV, gestantes que tiveram atendimento odontológico, mulheres com coleta de citopatológico e crianças de um ano vacinadas contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite.

A pesquisa considerou dados coletados entre 1 de janeiro de 2021 e 30 de abril de 2023 e apontou diferenças significativas entre o antes e o depois da implantação da ferramenta tecnológica. Antes da implantação tecnológica apenas 20% das Unidades atingiram alguns dos indicadores, número que aumentou para quase 100% no último quadrimestre analisado após a implantação.

É valido ressaltar que a introdução da ferramenta influencia diretamente na captação de recursos para o município através do Ministério de Saúde, Assim, a gestão pode promover cada vez mais melhorias neste grande instrumento público que é o SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *