20 de outubro de 2023

Prefeitura promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Fotos: Leandro Dokarmo – Ascom Arapiraca

Tornar Arapiraca uma cidade ainda mais acessível, promovendo ações de inclusão e o debate aberto para melhorias das políticas públicas realizadas no município.

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, nesta quinta-feira (19), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A temática abordada nesta edição foi o “Cenário atual e futuro da implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

O intuito foi incentivar e partilhar juntos a elaboração de propostas de políticas públicas em processo democrático e participativo, de acordo com os eixos abordados.

Os eixos abordados durante a 3ª Conferência foram:

– Estratégias para manter e aprimorar o Controle Social, assegurando a participação das pessoas com deficiência;
– Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
– Financiamento da promoção dos direitos da pessoa com deficiência;
– Cidadania e acessibilidade; e
– Os desafios para a comunicação universal.

“Esse é um ponto de partida para avançar nas políticas públicas para a pessoa com deficiência, na Educação, na Saúde e Assistência Social. Aqui, estão diversas pessoas que estão engajadas nessa luta, que têm compromisso no fazer”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

Na oportunidade, os alunos e alunas da Pestalozzi Arapiraca realizaram uma intervenção artística, por meio da dança, referenciando a luta e as conquistas da pessoa com deficiência.

Estiveram presentes nesta edição: a secretária de Estado da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Aline Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Josete Miranda, o vereador Adriano Targino, e o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Jorge Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *