19 de outubro de 2023

Outubro Rosa: Prefeitura promove dia de cuidados e conscientização para margaridas do município

Objetivo é disseminar informação sobre os cânceres de mama e de colo do útero

Foto: Crhistian Michell – Ascom Arapiraca

Cuidar de quem cuida dela é fundamental para o pleno funcionamento de Arapiraca. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, proporcionou às margaridas do município um dia de cuidados, conscientização e embelezamento para reforçar a importância de lutar contra o câncer de mama e de colo do útero, tema da campanha Outubro Rosa.

A ação aconteceu no Espaço Nascer e Crescer, em parceria com a Secretaria de Saúde. A secretária de Serviços Públicos, Maria Caroline, esteve presente no evento e agradeceu o apoio. “Hoje é um dia muito especial para as nossas margaridas, numa ação que estamos realizando junto com a Secretaria de Saúde, cuidando de quem cuida dos nossos espaços todos os dias, então eu queria deixar aqui todo o meu agradecimento por todo o apoio”.

Ela também aproveitou para homenagear a equipe de margaridas, destacando o trabalho realizado diariamente e agradecendo pelo esforço e comprometimento em cuidar de Arapiraca.

Durante a ação, que contou com a presença da coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Layza Oliveira, e de toda a equipe do Espaço Nascer, foram oferecidos exames preventivos e palestras sobre saúde feminina. Além dos serviços de conscientização, também foi proporcionada uma sessão de embelezamento.

Cuidado nunca é pouco

Além de ser o tipo que mais acomete mulheres, o câncer de mama também é o de maior taxa de mortalidade no Brasil. Por isso, é necessário criar um hábito de autocuidado através do autoexame em casa, já que aproximadamente 80% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres.

Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor (geralmente endurecido), pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja e alterações no mamilo, com saída espontânea de líquido. Na identificação de algum sintoma, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e garantir diagnóstico precoce e tratamento tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *