Conferência reúne artistas e agentes do setor em amplo debate sobre políticas culturais
Depois de 12 anos, cidade voltou a realizar uma nova edição da Conferência Municipal de Cultura
A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Arapiraca, realizada nesta quarta-feira (18), foi um marco para a movimentação cultural da cidade. O encontro tinha ocorrido pela última vez em 2011, e, em 2023, trouxe o tema “Democracia e Direito à Cultura”, reunindo servidores municipais, acadêmicos e a sociedade civil para discutir e elaborar propostas que serão encaminhadas aos âmbitos municipal, estadual e nacional.
Ao todo, a Conferência teve 117 participantes. A ideia do evento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, foi promover uma movimentação cultural mais inclusiva e representativa no município. Para isso, foram elaborados seis eixos de discussão, de onde saíram propostas para os pilares fundamentais da cultura.
A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, destacou o sucesso do evento e a elaboração de propostas eniquecedoras para a região. “Tivemos debates profundos, discussões construtivas e propostas inovadoras que refletiram a diversidade cultural de Arapiraca. Foi um verdadeiro exercício de democracia, no qual todos puderam contribuir para a construção de políticas culturais mais inclusivas e abrangentes”, disse ela.
Os eixos foram: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Autor: Mácio Amaral