Projeto em Arapiraca transforma espaços públicos em obras de arte
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
Escolas, creches, unidades de saúde, praças e centros de assistência social estão sendo criados com funcionalidades e recebendo um colorido todo especial na gestão do prefeito Luciano Barbosa, em Arapiraca.
Por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Infraestrutura, artistas arapiraquenses realizam intervenções com pinturas e grafitagens que embelezam os espaços públicos, além de valorizar suas obras.
O projeto agrega valor estético e simbólico. As pinturas artísticas nas paredes do Restaurante Popular Jerimum, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, e no Espaço Nascer e Crescer têm a marca das artesãs e arquitetas Preysla Savana, Tyane Melo e Elisa Nazário.
A mais recente obra, entregue no último dia 22 deste mês de setembro, no Povoado Cangandu, pela gestão do prefeito Luciano Barbosa, a Escola Municipal Enéas Benedito, recebeu modernas e amplas instalações.
Mas não é só isso. As paredes da escola receberam um colorido todo especial, criando um ambiente acolhedor, para oferecer cada vez mais eficiência no processo de ensino e aprendizagem de 317 alunos e alunas na comunidade.
Outras intervenções artísticas que chamam a atenção também podem ser admiradas no bairro Canafístula.
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Espaço Viva Mulher receberam pinturas que retratam a simbologia e a temática da proposta de atendimento à população local.
Além disso, no espaço do jardim, no CRAS de Canafístula, a arquiteta Amanda Cristina teve a ideia, com toda a equipe da secretaria, de resgatar um símbolo do passado da juventude de Arapiraca: o brinquedo “cuscuz de mundiça”, como era o apelido do monumento.
Especialista em Design de Interiores e mestranda pela Uneal em Dinâmicas Territoriais, Amanda Cristina afirma que o projeto vai continuar nas futuras obras que serão entregues, ainda este ano, pelo prefeito Luciano Barbosa.
Autor: Davi Salsa