Pela igualdade de Direitos, Arapiraca realiza 14ª Parada LGBTQI+ em 24 de setembro
Município foi o segundo de Alagoas a criar um Conselho Municipal voltado para o grupo; programação mensal também conta com seminário e uma nova edição do Miss Gay Arapiraca
A luta da população LGBTQIAPN+ pela igualdade de direitos vai escrever o seu 14º capítulo em Arapiraca. Após três anos sem realizar o evento, o município se prepara para mais uma edição da Parada LGBTQI+, que acontecerá no dia 24 de setembro, a partir das 14h, no Lago da Perucaba, um dos cartões-postais da cidade.
Até lá, a programação 2023 que traz o tema “Por um mundo sem racismo, machismo e LGBTfobia” será recheada de discussões e manifestações acadêmicas e políticas sobre os direitos da população que ainda sofre as consequências do preconceito, com toda programação realizada pela Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca – SOMOS LGBT e apoio de parceiros, incluindo a Prefeitura de Arapiraca.
Nos dias 20 e 21 de setembro, o Campus Arapiraca da Universidade Estadual de Arapiraca (Uneal) será palco do Seminário Estadual de Direitos Humanos e Democracia: Direitos Sociais. Com palestrantes, especialistas e atividades, o Seminário vai discutir a pauta LGBTQI+ em diversos âmbitos, tais como educação, políticas públicas, religiosidades e muito mais. A entrada é gratuita e aberta ao público. Já no dia 22 de setembro, acontece mais uma edição do Miss Gay Arapiraca, no Planetário e Casa da Ciência, também no Lago da Perucaba e com entrada gratuita.
“Dos 102 municípios alagoanos, apenas Maceió, Arapiraca e Campo Alegre tem o conselho municipal LGBT. A prefeitura de Arapiraca é parceira e sempre esteve parceira. Estamos há três anos sem realizar a Parada em razão da pandemia, mas esse retorno promete ser grandioso. Para esse ano, vamos trazer a ideia de um país sem lgbt fobia e estamos caminhando pra isso com as criações dos conselhos e toda a nossa movimentação política”, explica o presidente da SOMOS LGBT de Arapiraca e presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, José Sebastião Farias.
Autor: Mácio Amaral