Conselho de Defesa do Meio Ambiente promove transparência e controle social para políticas públicas ambientais
Primeira reunião apresentou novos conselheiros e discutiu temas de relevância
Na manhã desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, apresentou os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O instrumento nasce com o objetivo de regulamentar a governança ambiental com transparência e controle social.
A primeira reunião aconteceu no Senac e contou com a presença dos 28 membros que formam o Conselho, dentre eles a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira. O comitê é formado por 14 conselheiros e 14 suplentes, os quais se dividem entre representantes governamentais e não governamentais.
“O objetivo do Conselho é aprovar regimento para licenciamento ambiental e ser um órgão que regulamente políticas públicas de interesse ambiental, além de um órgão de controle social, onde a população possa falar sobre o que pensa e onde discutiremos como vamos aplicar orçamento para o meio ambiente e quais são as prioridades, realmente um espaço de transparência”, explica o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Felipe Barbosa.
Durante o evento, todos os conselheiros foram certificados e debateram sobre a sazonalidade das reuniões. Além disso, foram apresentados temas de grande relevância para o município, como saneamento, recursos hídricos, sustentabilidade e educação ambiental.