Arapiraca garante certificado de instituto internacional de desenvolvimento urbano sustentável
Mobilidade urbana e sustentabilidade tem sido palavras de ordem quando os assuntos são desenvolvimento e futuro do município arapiraquense.
E para que Arapiraca torne-se uma cidade sustentável, a gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, tem impulsionado ações locais para o aumento de projetos de baixas emissões, equitativo, resiliente, circular e com tecnologias baseadas na natureza.
Por esta razão, a Prefeitura de Arapiraca aderiu ao International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI), ou, nacionalmente falando, Governo Locais pela Sustentabilidade, rede global com mais de 2500 municípios comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.
Arapiraca é a 2ª cidade de Alagoas a compor a associação de governos locais e a 20ª do Nordeste entre os 75 membros brasileiros da rede internacional. Temos ainda a particularidade de ser uma das únicas cidades membro inseridas no bioma Caatinga, exclusivo do Brasil
O ICLEI atua através de cinco abordagens principais. São elas:
- Caminho de desenvolvimento de baixas emissões;
- Caminho de desenvolvimento baseado na natureza;
- Caminho de desenvolvimento equitativo e centrado nas pessoas;
- Caminho de desenvolvimento resiliente; e
- Caminho de desenvolvimento circular.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente visa utilizar essa plataforma na construção de políticas e projetos socioambientais que se antecipem às mudanças que vivemos no nosso século quanto a mobilidade, a urbanização, ao combate à desertificação da caatinga, no combate aos danos socioeconômicos e ambientais das mudanças climáticas e no desenvolvimento de uma Arapiraca mais sustentável e circular.
CAPACITAÇÃO
Para melhor atender aos anseios do ICLEI, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, deu início às capacitações dos técnicos da pasta em três modalidades, são elas: Mobilidade Urbana Sustentável, Inventários de Emissões de GEE/GEI e Finanças Verdes para Governos.