Protagonismo da Biblioteca Municipal de Arapiraca na formação de leitores é reconhecido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas
Governo de Alagoas emitiu certificado homenageando o trabalho do equipamento cultural
O trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Professor Pedro França Reis em Arapiraca e no Agreste foi reconhecido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, em certificado encaminhado ao equipamento cultural de Arapiraca nesta segunda-feira (28).
O documento destaca a importância do espaço para o incentivo à formação de leitores e o fomento da literatura no município. Atualmente, a Biblioteca Municipal, localizada na Casa da Cultura e mantida pela Prefeitura de Arapiraca, realiza atividades e encontros com esse propósito, englobando públicos de todas as idades. Um exemplo dessas ações é o projeto “Leitura na Praça”, que visa levar as riquezas da Biblioteca ao Centro da cidade, e em pouco mais de um mês, já alcançou mais de 200 pessoas, especialmente crianças e jovens.
O acervo do espaço também é categorizado por interesses e inova na forma de cativar a atenção dos leitores. “Foi um reconhecimento dos trabalhos, tendo em vista que muitas bibliotecas não desempenham o papel que a gente vem desempenhando. Muitos municípios sequer têm bibliotecas ativas, e a nossa além de estar ativa, está atuante. Com esse reconhecimento, podemos concorrer a prêmios e editais, uma vez que o estado reconheceu a relevância desse equipamento cultural”, diz o diretor da Casa da Cultura, John Elvis.
A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, reforça a atuação do espaço e o trabalho dos servidores, que estão constantemente buscando projetos e ideias para fazer circular a literatura e a criatividade do arapiraquense. “Nossa equipe é muito capacitada e cheia de propostas e projetos. Estamos sempre pensando em formas de estimular o contato com a cultura e história de Arapiraca, porque esse é um dos passos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e cidadã”, afirma.
Autor: Mácio Amaral