Professor da rede municipal cria instrumento e dá aulas de piano com tábua e pedras decorativas para deficientes visuais
Ferramenta inventada pelo professor Leandro Teyller permite que os alunos leiam as partituras no contato com os pés
O professor de Música e de Matemática Leandro Teyller, que leciona na Escola Municipal de Artes, em Arapiraca, desenvolveu uma ferramenta inédita que possibilita aos alunos com deficiência visual aprenderem a tocar piano.
Dedicado e criativo, Leandro Teyller tem buscado novas técnicas para potencializar a educação musical inclusiva na rede municipal de ensino.
O artefato criado pelo professor é feito de tábua com pedras de artesanato e sementes de feijão coladas e alinhadas no formato braille.
A ferramenta imita partituras com as principais notas musicais. Com isso, os alunos aprendem a ler com os pés e executar as notas com as mãos.
A invenção foi apresentada e ficou entre um dos mais inovadoras na competição LED, da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho.
“Sempre fui apaixonado pela música, mas quando percebi que existe um público que não tem o mesmo acesso e instrumentos adequados, acabei desenvolvendo várias técnicas e ferramentas para possibilitar ao público, que apresenta alguma deficiência, a mesma emoção que é aprender música”, revela o professor.
O aluno José William, que tem 11 anos de idade e é deficiente visual, diz que tem um sentimento de realização por, finalmente, estar aprendendo a tocar piano. “Graças ao professor Leandro, eu consegui realizar o meu sonho”, relata.
O colega e professor Daniel Ferreira é testemunha da dedicação de Leandro Teyller. “Ele é um dos mais capacitados no critério de inovação musical e vem contribuindo bastante para a educação musical arapiraquense”, destaca.
Desde a implantação da Escola Municipal de Artes, no ano de 2009, no início da segunda gestão de Luciano Barbosa como prefeito de Arapiraca, o espaço localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no antigo prédio da Secretaria de Finanças, funciona como Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.
Em outubro de 2021, o prédio da Escola de Artes foi reativado e revitalizado com novas e modernas instalações, incluindo auditório e salas de balé, de artes plásticas e de música, entre outros espaços para a promoção das atividades artísticas e culturais com os jovens.
“Agradeço a direção da escola, na pessoa da Eliane Rocha, por me apoiar nesse projeto e a toda gestão do prefeito Luciano Barbosa pelo suporte nessa área tão importante que é a da música”, afirma o professor Leandro Teyller.
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: Ascom Arapiraca
Autor: Davi Salsa