Ouvidoria SUS: ferramenta democrática recebe solicitações de cidadãos há 12 anos
Canal de atendimento já resolveu quase 80% das demandas
Em Arapiraca, os usuários da rede pública de saúde têm voz. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca disponibiliza a Ouvidoria SUS, um instrumento criado pelo Governo Federal para receber solicitações dos cidadãos que utilizam o Sistema Único de Saúde.
A ouvidoria foi criada para que os usuários possam deixar denúncias, reclamações, solicitações, informações, sugestões e elogios aos serviços de saúde oferecidos pelo município. Um dos objetivos é promover uma participação ativa da população na manutenção da Saúde Pública.
O projeto possibilita às instituições de saúde do município, públicas ou privadas que participam do SUS parcialmente, avaliar a qualidade da assistência prestada e se adaptar às necessidades específicas dos usuários.
Implantada em maio de 2011 pelo prefeito Luciano Barbosa, a Ouvidoria já formalizou mais de 2 mil demandas, das quais 79,51% tiveram respostas resolutivas. É uma ferramenta eficaz, democrática e muito importante para a comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS.
O serviço está disponível de várias formas, presencialmente e online. Confira:
Telefone: 0800 282 3331 ou 3521-1064
Presencialmente: Rua José Jailson Nunes, Santa Edwiges, S/N (Prédio do CRIA)
E-mail: ouvidoriasusarapiraca@hotmail.com
Formulário Web SUS: ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do
A ouvidoria também pode ser encontrada em caixas de sugestões distribuídas em 17 Unidades de Saúde do município. Após o registro das solicitações em qualquer um destes meios, é gerado um protocolo de atendimento para que o usuário possa acompanhar a demanda.