Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil tem primeira aluna aprovada em Arapiraca
Curso foi ofertado por meio de uma parceria entre a Gestão Municipal e a Universidade Federal Fluminense
A primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil de Arapiraca já conta com sua primeira mestra. A enfermeira Siomara Holanda conseguiu o título através do curso ofertado em uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O objetivo desta parceria é fortalecer a Saúde Municipal por meio da capacitação de seus profissionais. Por isso, Arapiraca aderiu ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da faculdade, oferecendo vagas para 25 servidores públicos do município.
A defesa da dissertação do projeto intitulado “Portfólio Digital Desenvolvido a partir da Consulta de Enfermagem Ginecológica: um estudo fenomenológico”, da mestranda Siomara, fez parte da cerimônia de encerramento do Seminário de Pesquisa, que ocorreu durante os dias 31 de julho a 3 de agosto.
Durante os quatro dias, o evento debateu temas relacionados à saúde materno-infantil e apresentou estratégias para redução da morbimortalidade desse público no município. Estiveram presentes representantes da UFF, a coordenadora do curso do mestrado, Professora Dra. Selma Sias, e os professores Dr. Herdy Alves, Dr. André Ricardo e Dr. Mauro Romero.
Impressão positiva
Os representantes se mostraram entusiasmados com os frutos dessa colaboração. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria e já começamos a visualizar projetos de grande impacto para saúde pública de Arapiraca”, explicou a Dra. Selma Sias.
A Secretária Municipal de Saúde Jackeline Barbosa, que esteve presente durante o seminário, diz que foi entusiasmante assistir a cada projeto e ver a dedicação dos nossos profissionais com a melhoria da assistência à saúde materno-infantil.
Ações como esta reforçam que os investimentos da Gestão Municipal vão além de melhorias estruturais nos instrumentos da Saúde Pública. Também é compromisso da Prefeitura impulsionar o desenvolvimento profissional do servidor, potencializando a qualidade do serviço ofertado.
“Ser pioneiro em Alagoas no investimento da qualificação profissional com a primeira turma de mestrado ofertada a nossos servidores público, só ratifica meu compromisso com a saúde dos nossos municípios. Parabenizo e agradeço a nossa Primeira Mestra Siomara Holanda por seu brilhante projeto e a todos os profissionais da turma pelo compromisso e dedicação”, finalizou o prefeito Luciano Barbosa.