Manhã especial do Cultura na Praça une forró à conscientização sobre violência contra a mulher
População foi orientada sobre os serviços de assistência e atendimento para a mulher
O forró que tomou conta da Tenda Cultural Afrísio Acácio nesta segunda-feira (14), numa edição especial do projeto “Cultura na Praça”, veio acompanhado de mais um componente no trio pé de serra: a conscientização. A festa que acontece na Praça Luiz Pereira Lima contou a participação de uma equipe da Patrulha Maria da Penha, que distribuiu panfletos e realizou um momento de discussão sobre o Agosto Lilás, campanha pelo fim da violência contra a mulher.
A iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, teve o objetivo de trazer um tema fundamental num evento que já faz parte do cronograma cultural de Arapiraca. “Unimos forças para esse momento de conscientização. Contamos com a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Social, Patrulha Maria da Penha, e queremos conscientizar a todas as mulheres que não aceitem nenhum tipo de violência, seja ela sexua, física ou patrimonial”, disse a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque.
Na oportunidade, a população também foi informada sobre os serviços de combate à violência contra a mulher em Arapiraca, como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), com a distribuição de panfletos.
Uma das que parabenizaram a ação foi a Dona Cida, frequentadora assídua do Cultura na Praça, que é presente desde o início do projeto. Forrozeira nata, ela deu o exemplo da dança, quando a mulher tem o direito de escolher se quer ou não dançar com o homem, e ele deve respeitar essa escolha.
A ação também contou com a participação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município.
Autor: Mácio Amaral