Jogo didático Andrezinho é atração no Festival de Invenções e Criatividade de Alagoas
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fotos: (Ascom Arapiraca)
O jogo literário “Andrezinho vai ao bosque”, criado por professores da rede municipal de ensino de Arapiraca é atração no Festival de Invenções e Criatividade de Alagoas (FIC), em Maceió.
Idealizado a partir do livro infantil “Andrezinho e a árvore mágica das araras”, lançado em 2021 pelo jornalista Davi Salsa e pela psicopedagoga Fabiana Salsa, o jogo está possibilitando a troca de conhecimentos e experiências em sala de aula, por meio da força da leitura no processo de alfabetização dos alunos do 1º ao 5º ano nas escolas e creches de Arapiraca.
O livro “Andrezinho e a árvore mágica das araras” é o primeiro do gênero que conta, de forma lúdica, a história de Arapiraca para as crianças.
Em um passeio com o seu cavalo Estrela Radiosa, o menino Andrezinho encontra duas araras falantes: Arari e Piracá. As araras vivem em uma grande árvore que deu origem ao lugar, com suas terras férteis e banhadas por um riacho onde vivem muitos peixes e outros animais.
No passeio, o menino imagina o lugar como uma cidade do futuro, com escolas, bibliotecas, praças, igrejas, estádio de futebol, entre outros monumentos históricos e atuais da cidade.
Conhecimentos e integração
O festival de invenções foi aberto oficialmente na quarta-feira (9), no Ginásio Lauthenay Perdigão, e faz parte do Encontro Estudantil de Ensino de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A mostra segue até a próxima sexta (11), com a integração de mais de mil estudantes que apresentam trabalhos nas áreas da ciência, arte e cultura.
O FIC é uma celebração da inventividade e criatividade com exposição interativa das atividades e projetos. O grande diferencial é a oportunidade ‘mão na massa’, em que os visitantes interagem com a atividade realizada, manipulando, testando ou reproduzindo os experimentos.
A comitiva da rede municipal de ensino de Arapiraca é formada pelos professores Gilvanderson Bruno Barros Souza – gerente do Núcleo de Formação Continuada; Thammy Cristina de Oliveira Nascimento – formadora das turmas de 1º e 2º da rede municipal de ensino; Patrícia dos Santos Moura – formadora das turmas de 3º e 4º da rede municipal de ensino; Jânio Nunes dos Santos – formador das turmas de 5º da rede municipal de ensino; Elaine Daniela Ferreira da Silva – formadoras de Informática e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino, e Delma Maria da Silva – formadoras de Informática e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino.
Autor: Davi Salsa