Em Brasília, Arapiraca adere à Programa Nacional de fortalecimento da Segurança Pública
Secretário Municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar, participou de Seminário que firmou a integração do município ao Pronasci II
Arapiraca passou a integrar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cuja política transversal busca garantir direitos básicos como forma de prevenção à criminalidade. A integração municipal foi firmada na última semana, através da participação do Secretário Municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar, no Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2.
O evento aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília, com a presença de prefeitos e representantes de municípios brasileiros que enfrentam altos índices de violência, com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Representando o prefeito Luciano Barbosa, Bolivar formalizou a adesão do município ao programa e destacou que essa é uma oportunidade ímpar para o município unir forças com o Governo Federal e outros municípios, compartilhando experiências e buscando soluções conjuntas para enfrentar os desafios da criminalidade.
“O Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2 é de extrema importância para Arapiraca e outros municípios brasileiros. É uma chance de trabalharmos em conjunto com o Governo Federal e outros parceiros para desenvolver políticas públicas que abordem a segurança pública de forma ampla, incluindo a garantia de direitos básicos, como educação, cultura e moradia. Ao participarmos ativamente desse programa, almejamos construir um futuro mais seguro e pacífico para nossos cidadãos. Agradeço também ao deputado federal Daniel Barbosa pelo apoio à adesão ao programa”, afirmou o Coronel.
Pronasci II
O Pronasci II concentra seus esforços em 163 municípios brasileiros que enfrentam altos índices de mortes violentas intencionais. O objetivo do Seminário foi ouvir atentamente as demandas dessas localidades e, a partir disso, articular estratégias eficazes para reduzir os indicadores de violência.
Durante os dois dias de evento, representantes dos municípios e o Governo Federal tiveram a oportunidade de discutir os temas mais sensíveis relacionados à segurança pública e cidadania, além de apresentar e debater os eixos prioritários do Pronasci e a parceria interministerial.
O Seminário contou com a realização de oficinas específicas sobre os Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais), promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça (Senad/MJSP) e pela coordenação do Pronasci. Essas oficinas tiveram o propósito de apresentar a ideia de espaços voltados para o atendimento de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, especialmente aquelas com demandas relacionadas ao uso de drogas e em contato com o sistema de justiça criminal.
Autor: Mácio Amaral