Agosto Dourado: Banco de Leite promove curso de capacitação para manejo da amamentação
Vagas contemplaram enfermeiros das maternidades, da rede de saúde pública de Arapiraca e de outros municípios
Promover a vida através do aleitamento materno é uma iniciativa que a Prefeitura de Arapiraca abraça. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano, capacitou profissionais da Atenção Primária e Especializada com um curso de manejo clínico da amamentação.
No curso, ministrado pela equipe de enfermagem do Banco de Leite no auditório do CRIA, estes profissionais tiveram contato com o que há de mais atual em relação ao tema. “São informações importantíssimas para que os profissionais possam conduzir as mulheres com informações desde a gestação ao universo da lactação, porque o aleitamento materno exclusivo e continuado, por dois anos ou mais, salva vidas”, destaca a coordenadora do órgão, Epoliana Garrote.
Ela também explica que amamentação é fundamental não somente para as crianças, como também para as mães, porque previne doenças como câncer de mama e de ovário. Nos bebês, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão na vida adulta, além de auxiliar no desenvolvimento cerebral.
Além de enfermeiros da rede de saúde pública de Arapiraca, foram concedidas vagas às maternidades e aos municípios da 2ª Macrorregião de Saúde. Além da equipe do Banco de Leite, o evento também contou com a presença da secretária Jackelline Barbosa e da coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Irly Valeriano.
A secretária destacou a importância do curso para o fortalecimento da rede. “Promover o pleno desenvolvimento das nossas crianças e incentivar o ato de amamentar é um compromisso que a Gestão Municipal tem com as mulheres arapiraquenses. Para isso, precisamos que a rede de apoio a essas mulheres e seus bebês seja de qualidade, que é o objetivo desse curso, capacitar os profissionais para que estejam aptos a assistir todas elas”.
A ação faz parte da programação do Agosto Dourado, que tem como o objetivo propagar a importância do aleitamento materno. Neste ano, a campanha vem com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, que combate o assédio materno e orienta as mães sobre os próprios direitos.