Um mês após a festa, vendedores ainda colhem frutos do São João de Arapiraca
Evento teve recorde de vendas e garantiu renda extra para os próximos meses
Junho foi um mês de grande movimentação econômica na cidade de Arapiraca. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura impulsionou a economia para os próximos meses do ano, garantindo renda extra a centenas de ambulantes que bateram recorde de vendas durante o São João do Lago da Perucaba.
Ao todo, foram realizados 136 cadastros, dentre eles 70 de lanches, 62 de bebidas e quatro food trucks. Logo no primeiro dia, os vendedores bateram recorde e superaram as vendas da primeira edição do São João de Arapiraca.
As ações começaram no dia 26 de junho, um dia antes do início dos shows, com equipes de fiscalização da SMDETUR e da Vigilância Sanitária trabalhando junto aos vendedores cadastrados. Ao longo dos seis dias de festa, durante o dia e também à noite, as equipes da Prefeitura acompanharam e ofereceram suporte aos ambulantes, permitindo que eles alcançassem os resultados obtidos.
O vendedor Marquinhos, que representou todos os ambulantes que comercializaram bebidas no evento, relembra o sucesso do São João. “A festa foi muito boa para os barraqueiros. Eu vendi todas as minhas coisas, graças a Deus, precisei voltar e comprar mais 20 pacotes. Sobrou muito pouco e eu acredito que isso tenha acontecido com todos, porque o movimento era muito grande nas barracas”.
A superintendente de Fomento de Comercialização em Feiras e Mercado, Lidiane Paes, confirma o retorno positivo. “Nós tivemos a experiência no ano passado e para eles foi extremamente positiva, pois só esses poucos dias de evento já foram suficientes para mudar significativamente suas rendas. Esse ano, foi ainda melhor, resultando em uma renda extra que dá suporte para se manter por um longo período além do mês de junho”, explica.
A segunda edição do São João de Arapiraca também surpreendeu a quem participou pela primeira vez. “Foi uma experiência muito positiva, foi a primeira vez que estivemos presentes e supriu as nossas expectativas com relação a vendas. Mesmo nos dias mais fracas, as vendas sempre acabavam por ser positivas, especialmente no último dia, que a gente não esperava mais um volume tão grande de clientes, mas nos surpreendemos”, relatou Bruno da Rocha Bandão, proprietário da Brandão Spettus e Iguarias.
O São João do Lago da Perucaba aconteceu dos dias 27 de junho a 2 de julho e deixou uma marca positiva na cidade de Arapiraca, não somente na movimentação da economia, mas também na impressão do público, que até hoje não poupa elogios para a festa.