Segurança Escolar: Prefeitura de Arapiraca inicia 1º ciclo de capacitações de mais de 260 vigilantes escolares
Medidas preventivas e procedimentos de emergência são alguns dos temas abordados
A Prefeitura de Arapiraca tem o compromisso com a educação, e por isso, a segurança escolar é fundamental para que as crianças e jovens do município tenham as melhores condições de desenvolvimento intelectual e social. Pensando nisso, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, deu início, nesta quinta-feira (20), ao 1º Ciclo de Capacitações do Protocolo de Segurança Escolar “Agressor Ativo” para vigilantes escolares.
O evento acontece no Planetário e Casa da Ciência, e continua nesta sexta-feira (21), contemplando 262 vigilantes. Estão sendo abordadas as atribuições e responsabilidades do profissional vigilante, enfatizando a importância do trabalho em equipe para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado. Além disso, serão transmitidos os protocolos de segurança, com enfoque em medidas preventivas e procedimentos de emergência.
“Mais uma vez, prioritariamente, o prefeito Luciano Barbosa está dando essa oportunidade de capacitação dos servidores da segurança pública municipal. Estamos capacitando principalmente os servidores da educação com diversos temas fundamentais para a segurança escolar. Todos os participantes terão direito a dois certificados, um emitido pela própria secretaria, e outro de ‘stop the bleed’, de protocolo internacional”, disse o Secretário Municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar.
Entre os dias 25 e 27 de julho, o mesmo efetivo de vigilantes passará por um treinamento prático de defesa pessoal. Esse módulo tem como objetivo fornecer ferramentas e técnicas para que os profissionais possam agir de forma segura e assertiva em situações de confronto ou ameaça física, garantindo sua própria proteção e a de terceiros.
Autor: Mácio Amaral