Primeiro dia das finais do Circuito de Quadrilhas Estilizadas agita Ginásio João Paulo II
Juninas do grupo de acesso trouxeram reflexão social, estruturas exuberantes e sincronia para disputar o acesso ao grupo especial; confira o ranking
O São João promovido pela Prefeitura de Arapiraca se destacou mais uma vez ao sediar o emocionante as finais do Circuito de Quadrilhas Estilizadas de Alagoas, grupo especial e grupo de acesso. Neste sábado (01), as quadrilhas do grupo de acesso se apresentaram no Ginásio João Paulo II, e as quatro primeiras colocadas conquistaram espaço no grupo especial do Circuito Alagoano de Quadrilhas Estilizadas. O evento, que contou com a participação de diversas agremiações, reforçou a importância da cidade no São João, enaltecendo a cultura nordestina e o talento dos quadrilheiros.
A grande campeã do grupo de Acesso foi a quadrilha Mandacaru, representante de São Luís do Quitunde. Com uma apresentação repleta de coreografias impecáveis e figurinos encantadores, eles conquistaram o título com maestria, demonstrando toda a dedicação e preparo ao longo dos ensaios.
Arapiraca também se destacou, garantindo o segundo lugar com a Tradição Junina. A agremiação da cidade anfitriã encantou o público com sua performance cheia de energia e crítica social, abordando a violência contra a mulher, o machismo estrutural e o feminicídio. A quadrilha emocionou contando com elementos típicos da cultura regional e uma mensagem política.
“Essas duas finais do Concurso Alagoano de Quadrilhas aqui em Arapiraca são muito importantes porque estamos quebrando um tabu de mais de 20 anos, em que essas finais sempre aconteciam na capital e nunca tinham acontecido numa cidade do interior. Nossa gestão do prefeito Luciano Barbosa está trazendo para Arapiraca, pela primeira vez, grandes espetáculos juninos”, disse o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães.
Resultado final do Grupo de Acesso do Circuito Alagoano de Quadrilhas Estilizadas:
Campeã: Mandacaru de São Luís do Quitunde
Vice-Campeã: Tradição Junina de Arapiraca
3° Lugar: Eta São João de Maceió
4° Lugar: Luar do Campo de Campo Alegre
5° Lugar: Junina Tradição de Feliz Deserto
6° Lugar: Princesa do Sertão de Palmeira dos Índios
Autor: Mácio Amaral