Prefeitura lança plataforma interativa de identificação de Áreas de Preservação Permanente
Visando fornecer uma análise prévia de áreas catalogadas como possíveis Áreas de Preservação Permanente (APP), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, está lançando uma plataforma interativa com ferramentas e planos inerentes a esta ação.
O objetivo principal dessa iniciativa é proporcionar a todos os interessados uma visão clara do território de Arapiraca, identificando áreas com essas características, tendo a expectativa de que essa nova ferramenta contribua significativamente para a redução de conflitos ambientais e os entraves do licenciamento.
A plataforma foi desenvolvida através de análise de fotointerpretação de imagens de satélite em escala de 1/2000. O catálogo foi cuidadosamente elaborado para fins consultivos.
Todas as informações apresentadas passaram por uma validação quanto à possibilidade de serem consideradas como APPs, entretanto, é importante ressaltar que a análise e identificação final das áreas de preservação permanente são de responsabilidade do órgão ambiental competente.
“Com essa nova ferramenta, os usuários terão acesso a um mapa interativo que mostrará as áreas identificadas como APPs, fornecendo informações discriminadas sobre sua localização e características. Essa transparência permitirá que os interessados tenham uma visão abrangente do território, auxiliando na tomada de decisões e planejamento de atividades que possam impactar essas áreas sensíveis”, apontou a secretária Rosa Lira.
A expectativa é de que o lançamento desse catálogo seja um marco importante para a preservação do Meio Ambiente em Arapiraca, promovendo a conscientização sobre a importância dessas áreas e fornecendo, ainda, uma base sólida para o desenvolvimento sustentável da região.
A população poderá participar desse catálogo interativo indicando áreas que porventura não tenham sido catalogadas. A Linha Verde, (82) 99620-5224, está disponível para essa atualização diária.
“Com essa nova ferramenta, Arapiraca demonstra seu compromisso com a preservação ambiental e busca atender às demandas da sociedade por transparência e sustentabilidade. A plataforma interativa de APPs é mais um passo em direção a um futuro melhor, no qual a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável caminham juntos”, finalizou a secretária.
O trabalho foi desenvolvido pelo geógrafo Amesson Marques da Costa, do quadro técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.