Finais do Circuito Junino Alagoano destacam protagonismo de Arapiraca no São João 2023
Pela primeira vez, interior alagoano sediu o evento
O ano de 2023 foi marcante para o São João de Arapiraca. Além dos grandiosos shows no Lago da Perucaba, com artistas de todo o Brasil, o município sediou, de forma pioneira no interior alagoano, as finais do Circuito Alagoano de Quadrilhas. Depois de uma disputa acirrada no grupo de acesso, as finais do grupo especial aconteceram no domingo (04), marcadas também por uma grande disputa.
A vencedora foi a maceioense “Amanhecer do Sertão”, que ousou ao trazer figurinos futuristas que brincavam com o mundo dos videogames para contar uma história de romance. Com um intenso jogo de luzes e cores, a junina desbancou as concorrentes com a pontuação de 149,9.
A junina “Sanfona do Rei” conquistou a vice-liderança com um passeio pela história do nordeste e como a região transformou guerras e lutas em arte e cultura. Eles trouxeram o maracatu, guerreiros e ícones da cultura nordestina, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Elba Ramalho.
Em terceiro, a Canarraiá, do bairro Canafístula, em Arapiraca, ficou em terceiro lugar levar para o Ginásio diversas reflexões sobre o tempo e as diversas passagens da vida.
A quadrilha Luar do Sertão, que tinha ficado em 2º lugar no ranking final, foi penalizada e desclassificada.
1 – Amanhecer no Sertão
2 – Sanfona do Rei
3 – Canarraiá
4 – Gibão de Couro
5 – Dona Ciça
ELIMINADA – Luar do Sertão
Autor: Mácio Amaral