Com reativação de comitê, Prefeitura reforça compromisso em prevenir mortalidade materno-infantil
Ação une diferentes setores da sociedade civil para traçar estratégias de redução dos casos de óbito
Garantir o acesso à saúde para mães e bebês durante a fase inicial da vida da criança é crucial para o desenvolvimento pleno de uma sociedade saudável. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou nesta quinta-feira (27) o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal (CMPMMIF).
Na ação, estiveram presentes representantes de diversos setores da sociedade, como Saúde, Assistência e Educação, além dos conselhos regionais de Enfermagem e Medicina, além da Sociedade Alagoana de Pediatria. Também marcaram presença representantes da maternidade do Hospital Regional, que é referência para gestantes de alto risco, e da Maternidade Mãe Rainha do Hospital CHAMA, referência pra gestante de risco habitual.
Segundo a coordenadora da Rede Cegonha, Maria Jenise, a finalidade foi reunir estes setores para traçar estratégias e discutir sobre a saúde de mães e bebês, a fim de reduzir o nível de mortalidade desse público. “O objetivo maior do comitê não é ser punitivo, é de sistematizar e orientar para juntos fazermos o melhor que a gente puder para que esse público tenha melhor assistência humanizada e qualificada desde o pré-natal, passando pelo parto, nascimento e infância […] A gente sabe que, quando cuidamos do início da vida estamos garantindo o futuro de toda uma família e sociedade”, explica.
A reativação do Comitê acontece no momento ideal, em que a Saúde de Arapiraca se prepara para entrar na campanha Agosto Dourado, cujo objetivo envolve a preservação da vida de mães e bebês através da amamentação. É um símbolo do compromisso da Gestão Municipal em priorizar os cuidados à maternidade e primeira infância.