Arapiraca reúne lideranças para debater melhorias no SUAS na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social
“Hoje nós temos essa oportunidade de discutir as políticas públicas, a fim de reconstruir o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, com uma explanação do diagnóstico social do município arapiraquense”.
Com essas palavras, a secretária Municipal Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, deu início a 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu nesta quinta-feira (13) no auditório do Cesmac do Agreste, localizado na Rua Domingos Correia, 1207, no bairro Ouro Preto.
Com a temática “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência reuniu mobilizadores e membros dos mais diversificados conselhos do município, a exemplo de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, LGBTQIAP+, da Mulher, da Pessoa com Deficiência, e o da Pessoa Idosa.
Na oportunidade, foram discutidos, nos grupos de trabalho, cinco eixos, foram eles:
– Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória;
– Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias regionais de controle;
– Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS;
– Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
– Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Após o debate aberto, foram eleitos os delegados que representarão o município arapiraquense na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social e Aprovação das Moções, que será realizado em Maceió.